centro

Após quatro anos, Parklet na segunda quadra da Rua Dr. Bozano é retirado por mau uso

Bibiana Pinheiro

Quem passa na segunda quadra da Rua Dr. Bozano, no Centro de Santa Maria, já estava acostumado com a estrutura de madeira em frente à loja Eny. No entanto, desde domingo (23), o parklet instaladado desde abril de 2019 não está mais lá. Devido ao mau uso e as seguidas depredações ao espaço, ele foi retirado. A estrutura era fruto do antigo projeto Re.Viva Bozzano, em que, na proposta original, estavam previstos parklets em boa parte da via, além de outras iniciativas, como bancos, bicicletários, lixeiras e floreiras. O parklet em frente à Eny foi o único a sair do papel.

Com os danos constantes, desde o ano passado, a empresa estava em conversa com a prefeitura para discutir formas de manter o local e melhorar a segurança e a limpeza. Há cerca de seis meses, a situação se agravou e o projeto que promovia o uso e compartilhamento de espaços públicos pela comunidade chegou ao fim.

A Fundação Eny se pronunciou em nota. Confira o trecho:

 
Chegamos a realizar reuniões com a prefeitura, buscando alternativas para o acúmulo de lixo e mau cheiro no local, o que vem prejudicando os usuários do passeio público e os próprios empreendimentos vizinhos. Infelizmente, não se chegou à solução necessária. Por conta disso, decidimos fazer a retirada do Parklet.

Tomamos o cuidado de encaminhar com a prefeitura todas as medidas necessárias para causar o mínimo de transtorno no local, com o trancamento e sinalização do trânsito da via e arredores no domingo, dia 23 de abril, às 7h30min, a devida pintura do meio fio e demais sinalizações necessárias no local.

A estrutura, que era de propriedade da Fundação Eny, foi doada para um projeto que pretende oferecer benefícios para uma comunidade vizinha a Santa Maria.


Re.Viva Bozano

 
O parklet instalado na frente da loja Eny foi implementado como uma das propostas do projeto Re.Viva Bozano, em que a segunda quadra da Bozano funcionaria em um novo formato a partir do dia 1º de dezembro de 2018. O trânsito de carros deveria ficar em apenas uma faixa e sem estacionamentos até a Rua Serafim Valandro. A proposta previa que a arquitetura no trecho se transformaria.

Nos projetos apresentados, os grupos propuseram espaços de convivência, com pinturas e artes no chão, parklets, esculturas, floreiras, luminárias, arborização e outros equipamentos voltados aos pedestres. O Executivo municipal chegou a implementar a pintura no chão e canteiros com concretagem, mas, devido a críticas e polêmicas com lojistas, voltou-se atrás com a iniciativa e o que perdurou mesmo foi o parklet em frente à loja.


Parklet da Eny

  • Inaugurou em abril de 2019
  • A Fundação Eny investiu R$ 35 mil
  • A ideia de parklet surgiu a partir de uma proposta do projeto Santa Calçada. Podemos ir a pé? – da UFSM
  • A estrutura também foi pensada em comemoração aos 95 anos da Fundação Eny

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lula diz que não vai privatizar empresas públicas Anterior

Lula diz que não vai privatizar empresas públicas

Mercado aumenta projeção para crescimento da economia em 2023 Próximo

Mercado aumenta projeção para crescimento da economia em 2023

Geral